ouça este conteúdo
Planalto planeja foto da primeira-dama com pré-candidatas a prefeitas em municípios grandes, promovendo representatividade feminina e participação de ministras.
A futura primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, planeja se reunir com pré-candidatos a prefeitos de municípios com mais de cem mil moradores. Fontes próximas afirmam que ela está interessada em participar ativamente de diversas campanhas municipais.
Além disso, Janja também está considerando formas de contribuir para o engajamento político local, visando fortalecer as políticas municipais. Sua presença nas atividades relacionadas às eleições promete trazer novas perspectivas para os locais envolvidos, incentivando um maior interesse da população nas questões políticas.
Campanhas: Estratégias para Fortalecer Candidaturas Femininas
A proposta visa destacar a imagem da socióloga em postulações femininas. O PT busca engajamento de ministros renomados do partido, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres), entre outros. A sessão fotográfica está agendada para acontecer em um estúdio na capital federal nos dias 8, 9 e 10. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não foi confirmada.
Janja é uma militante ativa do PT desde os anos 1980, engajada em causas em prol das mulheres. Após um período de silêncio por parte do presidente e ministros em relação ao PL do Aborto, Janja expressou seu repúdio à proposta. Além disso, ela se posicionou contra a taxação de blusinhas, argumentando que afetaria negativamente as mulheres de baixa renda. O presidente tem mencionado que recebe críticas construtivas de Janja sobre a representatividade feminina no governo.
Para os aliados, a primeira-dama é uma voz não oficial de Lula em questões que exigem maior cautela por parte do presidente. Sua participação em campanhas do PT é vista como um contraponto à presença de Michelle Bolsonaro (PL). Segundo Gustavo Uribe, âncora da CNN, a ex-primeira-dama estará envolvida em atividades políticas municipais em cidades do Norte e Nordeste, regiões onde o ex-presidente enfrenta maior resistência.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo