Agência alerta sobre mensagens falsas; STF multa em R$ 50 mil quem usar VPN para acessar plataforma suspensa.
A Anatel divulgou um aviso sobre um golpe que está se espalhando por e-mails e outras plataformas digitais, onde são enviadas mensagens fraudulentas usando o nome da agência. As mensagens informam os destinatários sobre possíveis penalidades relacionadas ao acesso à plataforma ‘X’ por meio de VPN, um golpe que tem preocupado muitas pessoas.
É importante ficar atento a e-mails suspeitos que possam conter informações falsas, pois o número de golpes virtuais tem aumentado significativamente. Se receber qualquer comunicação duvidosa, é fundamental relatar à Anatel e tomar medidas para se proteger contra possíveis fraudes. Não clique em links desconhecidos e esteja sempre alerta para evitar cair em armadilhas cibernéticas.
Golpe de e-mails: Anatel faz alerta sobre fraudes
Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta importante aos usuários. Mensagens eletrônicas falsas estão sendo disseminadas, tanto por e-mail quanto por outros meios digitais, utilizando indevidamente o nome da Anatel. Essas mensagens fraudulentas notificam os destinatários sobre supostas multas devido ao uso de VPN para acessar a plataforma ‘X’.
Diante disso, a Anatel orienta enfaticamente: se você receber um e-mail suspeito desse tipo, não abra anexos, não clique em links e exclua imediatamente a mensagem. A circulação desses e-mails ocorre em um momento delicado, durante a suspensão da plataforma ‘X’ devido a questões legais.
Na última segunda-feira (2), a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) foi unânime ao confirmar a suspensão da plataforma ‘X’. A empresa responsável deverá cumprir todas as ordens judiciais, pagar as multas estabelecidas e indicar um representante legal no país. Além disso, foi validada uma multa de R$ 50 mil para qualquer pessoa que utilize artifícios tecnológicos, como VPNs, para acessar a plataforma.
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram a favor da manutenção das decisões. A presença de golpes e fraudes, além das falsas multas, reforçam a importância da cautela por parte dos usuários ao lidar com mensagens suspeitas relacionadas à plataforma ‘X’. Fique atento para proteger-se de possíveis tentativas de fraude e mantenha-se informado sobre os cuidados a serem tomados diante dessas situações.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo