Refrigerante: uma substância aparentemente saudável mas com riscos à saúde, incluindo altas quantidades de açúcar no sangue e glicose baixa no sangue, assim como crenças não aprovadas em relação aos medicamentos e alimentos não aprovados que podem incluir água tônica e drogas não aprovadas.
A água tônica é uma bebida que se destaca por seu sabor amargo, o que a distingue dos outros refrigerantes disponíveis no mercado. Além disso, o nome da bebida já sugere que ela tenha uma composição diferente, com a palavra “água” presente em seu nome, o que já é o suficiente para que alguns mitos sejam criados em torno dela.
Uma das principais características da água tônica é seu sabor amargo, o que a torna uma opção interessante para quem procura uma bebida com um gosto mais complexo. Outro ponto a ser destacado é que a água tônica é uma alternativa mais saudável para os demais refrigerantes, que geralmente contêm altos níveis de açúcar. Além disso, o sabor amargo da água tônica é capaz de compensar o gosto da ressaca, tornando-a uma escolha popular entre os que desejam evitar os efeitos colaterais de uma noite de festa.
Desvendando Crenças Erradas
Para entender melhor o impacto do consumo de água tônica na saúde, é preciso derrubar algumas crenças erradas que circulam sobre essa bebida. Conversamos com uma equipe de especialistas que já desmascarou algumas dessas crenças. Veja o que eles têm a dizer!
Quinina Não Previne Cãibras
Antes, acredita-se que a quinina, substância responsável pelo gosto amargo da água tônica, pudesse prevenir cãibras musculares. Entretanto, após relatos de efeitos colaterais adversos de drogas contendo quinina, a FDA retirou do mercado medicamentos não aprovados com esse componente. A nutricionista Tatiana Branco Barroso explica que, apesar da baixa quantidade de quinina na água tônica, o uso da substância para prevenir cãibras ainda não foi aprovado.
Açúcar em Água Tônica
Muitas pessoas acreditam que o gosto amargo da água tônica indica baixa concentração de açúcar, tornando-a uma opção segura para pessoas com diabetes. No entanto, uma lata da bebida contém quase 10 colheres de chá de açúcar ou 150 calorias. Esse consumo de açúcar é preocupante, especialmente para pacientes de diabetes, pois a ingestão de açúcar deve ser controlada se há restrição aos níveis de glicose no sangue. A nutricionista Cátia Medeiros alerta que a água tônica é rica em açúcar e deve ser ingerida com moderação.
Água Tônica e Ressaca
A ideia de que a água tônica possa curar a ressaca é um mito. O nutrólogo José Alves Lara Neto explica que a sensação de bem-estar que sentimos ao beber água tônica em situações como essa é apenas decorrente da reposição de açúcar no sangue. No entanto, até isso é passageiro. O açúcar do refrigerante é rapidamente absorvido, o que provoca rapidamente outra queda da taxa de glicose no sangue. O ideal é fazer uma alimentação leve e beber bastante água.
Inútil Contra a Cinetose
Beber água tônica antes de passeios ou viagens não é uma estratégia eficaz para evitar o mal-estar decorrente da cinetose. De acordo com a nutricionista Tatiana, o gosto amargo da água tônica pode até piorar o quadro, retardando o esvaziamento gástrico e favorecendo a náusea.
Vilão para os Ossos
Os refrigerantes, incluindo a água tônica, podem reduzir a absorção de cálcio pelos ossos, afirma a nutricionista Cátia. Isso ocorre porque essas bebidas gaseificadas contêm fósforo, que compete com o cálcio e atrapalha o processo. A nutricionista Tatiana sugere que a falta de cálcio nos ossos pode ser decorrente da não ingestão de alimentos fontes desse nutriente.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo