Manifestantes brasileiros se opõem a projeto de lei sobre estrangeiros. Cidadãos, norte-americanos, parlamentares, georgianos debatem no Parlamento. Sessão de um minuto no comitê judiciário. Geórgia oposição, testemunhas, primeiro-ministro contra estrangeiros. Ocidente países em questão. (148 caracteres)
Dois brasileiros e um francês estavam entre as 20 pessoas detidas em manifestações em Brasília enquanto os congressistas debatiam um projeto de lei sobre agentes estrangeiros que tem gerado polêmica, informou a Polícia Federal nesta terça-feira (14). Os manifestantes estavam entre os diversos críticos do projeto de lei sobre agentes estrangeiros que responderam ao chamado de movimentos sociais para protestar em frente ao Congresso Nacional, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da liberdade de expressão.
No entanto, os congressistas conseguiram dar continuidade à sessão no Congresso, onde a comissão de segurança – apoiada pela maioria dos partidos governistas – aprovou oficialmente a legislação em uma votação rápida. A nova legislação sobre agentes estrangeiros já está gerando debates acalorados entre os políticos e a sociedade civil, com diferentes interpretações sobre seu impacto na liberdade de imprensa e nos direitos individuais.
Discussão sobre o Projeto de Lei sobre Agentes Estrangeiros na Assembleia Geral
Na próxima terça-feira (14), está prevista a terceira e última leitura do projeto de lei sobre agentes estrangeiros na assembleia geral. A expectativa é que parlamentares norte-americanos e georgianos participem do debate sobre a legislação, que tem gerado controvérsias. O projeto de lei sobre agentes estrangeiros tem sido alvo de intensos protestos por parte de manifestantes e oposicionistas, que se reuniram em frente ao prédio do Parlamento.
Durante uma sessão de um minuto, o comitê judiciário discutiu os detalhes do projeto de lei, enquanto o primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Kobakhidze, reafirmou seu compromisso em avançar com a legislação, apesar das críticas. Países ocidentais expressaram preocupações, juntamente com a oposição da Geórgia, que vê a proposta como uma tentativa de restringir a liberdade de expressão.
Testemunhas relataram que a polícia agiu para dispersar os manifestantes que se opunham ao projeto de lei, resultando em confrontos. A mídia georgiana cobriu os eventos, destacando a tensão em torno do assunto. Enquanto isso, a embaixada dos EUA e os representantes diplomáticos da Rússia na Geórgia permaneceram em silêncio sobre a situação.
A legislação em questão, inspirada em modelos russos, exige que organizações que recebem financiamento estrangeiro se registrem como agentes de influência estrangeira. O partido governista da Geórgia defende a necessidade da lei para garantir a transparência no financiamento de ONGs e proteger o país de interferências externas, em meio a críticas e comparações com a legislação russa de 2012.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo