Gatos e cães saudáveis prontos para oferecer amor aos novos tutores. Com documento de identificação e termo de responsabilidade.
Ainda dá tempo de adotar um novo amigo de quatro patas antes do fim do ano! A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), está com quinze animais saudáveis e vacinados disponíveis para adoção. São 12 cães e três gatas, prontos para encontrar um lar amoroso e cheio de carinho. Não perca a oportunidade de adotar um desses animais e tornar a vida deles muito mais feliz!
O adotamento de um animal de estimação é uma decisão que traz inúmeros benefícios tanto para o pet quanto para o tutor. Ao levar para casa um desses animais, você estará dando a eles uma nova chance de viverem felizes e acolhidos. Não hesite em adotar e levar para casa um novo amigo peludo. Eles com certeza vão encher sua vida de alegria e amor incondicional!
Adotar um amigo de quatro patas é uma forma de ajudar
Eles não têm doença nenhuma e receberam a vacina antirrábica, além de terem feito exames de leishmaniose. Durante o período na gerência, eles recebem alimentação e higiene, e, quando verificado algum tipo de patologia, são encaminhados para o Serviço Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep). Também existe a participação de sete voluntários habilitados pela Secretaria de Saúde que brincam e passeiam com os animais.
Os bichinhos chegaram à Zoonoses por determinação judicial, devido a maus-tratos, ou por vínculo epidemiológico, em que há suspeita de risco à saúde pública. Estas são as únicas formas de admissão de animais no setor, conforme explica o médico veterinário e gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Isaias Chianca. Até o momento, neste ano, foram adotados 23 cães e sete gatos.
Levar para casa um animalzinho
Para adotar um pet, basta comparecer ao Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. ‘A Zoonoses não recolhe animais de forma aleatória, mas sim por decisão do juiz ou quando o animal está envolvido em agressão e não pode ser acompanhado no local em que se encontra’, explica Chianca. ‘O nosso objetivo é, na verdade, exercer a vigilância sobre os animais para que não se tornem foco de doenças para os seres humanos,’ completa.
Adotamento responsável e consciente de cães e gatos
Para adotar um novo amigo, basta comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O horário de visitação é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. A visitação estará suspensa nos dias 25 deste mês e 1º de janeiro.
É necessário apresentar documento de identificação com foto e um comprovante de residência, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade. Quem quiser castrar o animal escolhido pode avisar no momento da adoção, pois existe uma parceria da Zoonoses com o Instituto Brasília Ambiental para agendar a castração gratuita. Com informações da Agência Brasília
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo