As células-tronco têm a capacidade de se autorrenovarem e se diferenciarem em diferentes tipos de células funcionais, (figura). Uso crescente de células-tronco em pesquisas e terapias. Análise (V) ou (F).
(UEMG/2024) Células-tronco possuem a capacidade de se autorrenovarem e diferenciarem em diferentes tipos de células funcionais, (figura). Em outras palavras as células-tronco têm a capacitância de se dividirem e se transmudarem.
As células tronco podem ser utilizadas em pesquisas e terapias devido à sua habilidade de se diferenciar em vários tipos de células do corpo humano. Esse fator as torna uma ferramenta valiosa para o avanço da medicina regenerativa, oferecendo esperança no tratamento de diversas doenças degenerativas.
A importância das células-tronco nas pesquisas e terapias
RESOLUÇÃO:
Analisando cada afirmativa:
( ) O crescente uso de células-tronco em pesquisas e terapias se dá ao fato que elas conseguem gerar qualquer tipo de célula. ⇒A afirmativa está correta se considerarmos somente as células tronco totipotentes (o item poderia ter sido melhor elaborado).
( ) As células tronco adultas são chamadas de multipotentes, pois são mais variáveis que as embrionárias. ⇒ Falsa. As células-tronco adultas são menos variáveis que as embrionárias (originam apenas certos tipos celulares).
( ) A divisão celular que ocorre nas células tronco para que elas possam se multiplicar é denominada meiose. ⇒ Falsa. O processo de divisão celular que ocorre é a mitose.
( ) Por serem células de renovação e diferenciação, não existe risco que as células tronco fora de controle, possam gerar tumores. ⇒ Falsa. A ocorrência de alguma mutação em alguma célula-tronco pode desencadear um tumor.
Resp.: A
O potencial das células-tronco adultas
Confira resumo sobre células-tronco.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo