Encontros em Brasília (DF) nos dias 10, 11 e 12 difundem a proposta do Novo PNE 2024-2034 e aprimoram a apropriação de dados e informações sobre o tema, envolvendo 80 pessoas da Região Centro-Oeste, do Ministério da Educação, da Rede de Apoio Técnico e de Planos de Educação.
O Ministério da Educação (MEC) organiza, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o 5° encontro para disseminar a proposta do Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. A Educação é uma das principais áreas de atuação do MEC, com forte compromisso em promover a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, garantindo uma Educação de qualidade e inclusiva.
Os encontros, realizados em formato híbrido, visam disponibilizar informações detalhadas sobre o conteúdo do PNE. A apresentação das diretrizes para os Planos Decenais é central na programação, com foco no Planejamento e Desenvolvimento dos sistemas de ensino. A Educação é um dos pilares do desenvolvimento humano e social, e o MEC destaca a importância de se investir em políticas educacionais que visem a melhoria da qualidade da Educação no país.
Desafios da Educação em Terra de Fronteira: Uma Jornada de Planejamento
A região Centro-Oeste está prestes a enfrentar um dos maiores desafios da Educação no país, com a criação de Planos Decenais de Educação. Organizado pela Secretaria de Articulação Intersetorial, em parceria com os Sistemas de Ensino, o encontro busca fortalecer a gestão da Educação e discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para os Planos de Educação. Participam cerca de 80 pessoas, incluindo representantes do Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fórum Nacional de Educação (FNE), secretarias de Educação dos estados da Região Centro-Oeste, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonced), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e fóruns estaduais e municipais de Educação.
Um Processo de Planejamento Coordenado
A diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maria Selma, destaca a importância do planejamento para assegurar ações que desenvolvam a Educação. ‘Esse trabalho de planejamento realizado pelos estados é fundamental para assegurar as ações que vão gerar e desenvolver, com participação social, tanto os planos estaduais de educação quanto os planos municipais.’ A expectativa é que os planos sejam construídos em consonância com o plano nacional e que reflitam as necessidades locais, bem como que cumpram aquilo que têm sido as diretrizes da Constituição e da LDB, garantindo a qualidade, o acesso, a equidade e a gestão democrática nos processos educacionais.
Um Novo PNE: Diretrizes e Metas para a Educação
O Novo Plano Nacional de Educação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho PNE 2024-2034, que analisou os problemas da Educação nacional e elaborou um diagnóstico com diretrizes, objetivos, metas e estratégias. O documento se baseou na identificação dos principais problemas da Educação nacional para definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias voltados à Educação nacional no próximo decênio. Participantes do encontro – Participam do encontro representantes do MEC; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Fórum Nacional de Educação (FNE); das secretarias de educação dos estados da Região Centro-Oeste; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonced); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); e de fóruns estaduais e municipais de Educação.
Desafios e Oportunidades
O diretor de Programas da Sase, Armando Simões, aponta que esse evento dá continuidade ao encontro nacional que foi realizado nesse ano, com o objetivo de compartilhar um pouco do processo de elaboração do novo PNE e do seu conteúdo. ‘Também foi fundamental para apresentar o relatório de monitoramento do atual plano e para promover oficinas para discutir o processo de planejamento dos novos planos estaduais.’ Essa é a janela de oportunidade para estabelecer uma discussão profunda e refletir quais são, de fato, os principais desafios da Educação em cada território.
A Região Sul e a Disciplina da Educação
A Região Sul está discutindo os Planos Decenais de Educação, uma iniciativa que busca fortalecer a apropriação de dados e informações sobre a disciplina e para discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para os Planos de Educação. Aproximadamente 80 pessoas participam das atividades.
A Região Sudeste e a Disciplina da Educação
A Região Sudeste está discutindo os Planos Decenais de Educação, uma iniciativa que busca fortalecer a apropriação de dados e informações sobre a disciplina e para discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para os Planos de Educação. Aproximadamente 80 pessoas participam das atividades.
Um Decênio de Planejamento para a Educação
A expectativa é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio. Haverá, ainda, encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal em 2025.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo