Ações lúdicas com adolescentes pela Secretaria de Justiça e Cidadania visam fortalecer a cidadania e ressocialização, desenvolvendo aspectos sociais e coletivos.
A Gincana das Cores foi um evento realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) com o intuito de promover atividades culturais e esportivas para os adolescentes. A competição colorida envolveu diversas equipes e teve como vencedora a Unidade de Semiliberdade de Taguatinga 2. As atividades foram realizadas no Ginásio do Cruzeiro ao longo do mês, proporcionando momentos de diversão e integração para os participantes.
O Desafio das Cores foi uma iniciativa que buscou estimular o desenvolvimento de habilidades e a socialização dos jovens por meio de atividades esportivas e culturais. O evento colorido foi um sucesso, reunindo equipes de diferentes unidades e promovendo a interação entre os participantes. A Gincana das Cores demonstrou mais uma vez a importância de proporcionar experiências enriquecedoras para os jovens em situação socioeducativa.
Ação especial na Gincana das Cores
As atividades realizadas por meio do projeto visam desenvolver aspectos como ludicidade, espontaneidade e autonomia entre os participantes. Além disso, há o trabalho para conscientização dos adolescentes acerca de valores, direitos e deveres durante a realização de práticas coletivas’, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Foram formados seis times, compostos de adolescentes e servidores das gerências de Semiliberdade e de Atendimento em Meio Aberto.
A Competição Colorida da Gincana das Cores teve jogos e atividades que resgatavam brincadeiras da infância e estimulavam o espírito de equipe. Os times ganhavam pontuações diferentes de acordo com seu desempenho em cada atividade proposta.
A ideia do Desafio das Cores é atuar com esse público a respeito de temáticas previstas no eixo esporte, cultura e lazer preconizado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Com informações da Agência Brasília
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo