Construir felicidade envolve fatores interconectados, como finanças, aprendizado e relações sociais, para alcançar bem-estar duradouro. Indicadores da verdadeira felicidade incluem segurança financeira, aprendizado duradouro e tempo com a família.
Um dos grandes especialistas em felicidade do mundo, Dan Buettner, passou 20 anos estudando os lugares com a maior concentração de centenários por metro quadrado, as famosas Zonas Azuis do planeta. Nesse período de estudos, ele acumulou conhecimentos sobre a felicidade, que posteriormente registrou em seu livro ‘Zonas Azuis da Felicidade: Lições das pessoas mais felizes do planeta’.
A pesquisa de Buettner revelou que os pontos mais felizes da Terra compartilham alguns padrões comuns, como um alto bem-estar e uma saúde excelente. Além disso, essas regiões também demonstram uma longevidade inesperadamente alta, vista à luz da felicidade constante que seus habitantes sentem. A beleza desse contexto é que esses modelos de felicidade são replicáveis, o que torna possível aplicá-los em outras partes do mundo.
Construindo a Fundamentação para a Felicidade: Um Pacote Único
A felicidade genuína é um estado emocional que se manifesta através de uma série de fatores interconectados, geralmente presentes em um único pacote. É com base nessa compreensão que Dan Witters, diretor de pesquisa do Índice Nacional de Saúde e Bem-Estar da Gallup, contribuiu para a obra de Dan Buettner. ‘A felicidade verdadeira surge de um conjunto de fatores que quase sempre aparecem em um pacote único’, declarou Witters, enfatizando a essência da felicidade.
A Verdadeira Felicidade: Um Equilíbrio entre Dinheiro e Bem-Estar
Segundo Arthur C. Brooks, famoso professor de Harvard e especialista em felicidade, o verdadeiro bem-estar depende do que fazemos para alcançar a felicidade emocional, desde que tenhamos alguma segurança financeira. ‘O verdadeiro bem-estar depende do que fazemos para alcançar a felicidade emocional, desde que tenhamos alguma segurança financeira’, explicou Brooks no podcast do TheStreet, ressaltando a importância da segurança financeira na busca pela felicidade. A verdadeira felicidade não se trata de ganhar mais, mas de ‘investir’ melhor o dinheiro e saber como manter as despesas sob controle, reduzindo pequenas despesas que muitas vezes não temos consciência.
Metas e Aprendizado: O Caminho para a Felicidade Duradoura
Ferran Cases, escritor, palestrante e diretor do centro Bye Bye Ansiedad, declarou no podcast Vidas Contadas que atingir metas nos faz felizes. Não é necessário que essas metas sejam grandes resoluções de vida, mas sim pequenos compromissos com nós mesmos. Por exemplo, conseguir ir à academia. Assumir um compromisso conosco e cumpri-lo nos faz sentir satisfeitos e mais felizes. Além disso, o aprendizado não precisa ser algo complexo para nos tornar mais felizes. Pode ser algo tão pequeno quanto descobrir que existem 25 milhões de formigas para cada ser humano na Terra. ‘A felicidade duradoura não é possível, mas ela pode voltar várias vezes. E isso pode ser alcançado por meio do aprendizado’, explicou o neurocientista alemão Manfred Spitzer em seu discurso principal no Fórum TTS.
A Importância do Tempo com a Família e os Amigos
O Estudo de Desenvolvimento de Adultos de Harvard concluiu que as pessoas com melhores relacionamentos vivem mais, são mais felizes e saudáveis. Se tivermos tempo para compartilhar experiências com aqueles que mais amamos e, o mais importante, usarmos esse tempo para estar com eles, seremos mais felizes. Além disso, uma dieta saudável e uma rotina de atividade física são fundamentais para a longevidade e a felicidade, influenciando até mesmo a produtividade.
Construindo a Felicidade: Um Caminho de Longo Prazo
A felicidade verdadeira é um estado emocional que se constrói ao longo do tempo, com base em uma série de fatores interconectados. É importante estabelecer metas alcançáveis, aprender algo novo todos os dias e investir no relacionamento com a família e os amigos. Além disso, uma dieta saudável e uma rotina de atividade física são fundamentais para a longevidade e a felicidade. Com esses elementos em mente, podemos construir uma vida mais feliz e saudável.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo