As tatuagens têm raízes espirituais e significado, historicamente associadas à rebeldia e à transgressão. Marcar momentos, amores e celebrar a chegada são significados comumente eternizados. Com tecnologia avançada, tornou-se eficaz o tratamento e remoção dessas tatuagens, assim como as técnicas agressivas.
As tatuagens têm um passado rica e diversificada, refletindo a busca humana por expressão e conexão com o mundo ao redor. Desde as civilizações mais antigas até a moda moderna, essas inscrições permanentes têm sido um símbolo de rebeldia e espontaneidade. Com a popularização da arte da tatuagem no final do século 19, marinheiros ingleses e norte-americanos levaram consigo marcas significativas, como corações e âncoras, que se tornaram verdadeiros ícones da moda.
A expansão da mídia social e da internet fez com que as tatuagens ganhassem um novo status, tornando-se um fenômeno viral na moda e na cultura pop. Atualmente, a diversidade de símbolos e estilos é enorme, refletindo a complexidade da humanidade e sua busca por significados profundos. Para muitos, as tatuagens são uma forma de expressão espiritual, enquanto para outros, são uma maneira de se conectar com a moda. Além disso, a crescente conscientização sobre a importância da remoção de tatuagens, em caso de mudanças de opinião ou estilo, levou a uma maior discussão sobre a responsabilidade e a prudência ao se envolver com essa forma de expressão artística.
Tatuagens, símbolos espirituais e moda: uma evolução constante
Com o avanço do tempo, especialmente entre a geração milênio, as tatuagens se transformaram em um jeito de marcar a chegada à vida adulta, celebrar momentos significativos ou até mesmo registrar amores, como expressado na música: ‘Quero ficar no teu corpo feito uma tatuagem’, segundo a FFW. No entanto, o significado das tatuagens tem evoluído, assim como a frequência com que elas são removidas.
Brasil, o país onde mais se buscam procedimentos para remoção de tatuagens
Após os Estados Unidos, o Brasil é o país onde mais se procuram procedimentos para remoção de tatuagens. No entanto, os motivos variam entre arrependimento, mudanças pessoais ou estética. Apesar dos avanços tecnológicos, os métodos de remoção, como os lasers modernos, ainda são complexos e dolorosos.
Profissionais destacados na remoção de casos extremos
Profissionais como Giancarlo Pincelli, da Hell Tattoo, têm se destacado na remoção de casos extremos. Além disso, dermatologistas como Malu Barros e Thiago Cunha também relatam um aumento na procura por esses procedimentos, trazendo diferentes histórias e motivações.
Tecnologias avançadas para remoção de tatuagens
‘Atualmente, a tecnologia mais eficaz para remoção de tatuagem é o laser em picosegundos, no comprimento de onda, 755 nanômetros e 1064 nanômetros. De todas as formas, esse tratamento é um pouco agressivo, sim, porque você precisa destruir aquele pigmento que está ali depositado na tatuagem’, diz Thiago Cunha. A dermatologista Malu Barros completa: ‘Dentre as tecnologias que existem hoje, sem sombra de dúvida, o 1064 Kitsuite é o mais efetivo para a remoção de pigmentos de tatuagem. Lembrando que para a remoção total desse pigmento a gente precisa avaliar qual foi a tinta utilizada, quais cores tem essa tatuagem. Nessas tecnologias avançadas que tem hoje no mercado, a associação também de microcanais faz também a diferença também para a remoção dessas tatuagens. Então hoje o mais efetivo para a remoção de tatuagem é o Kitsuite 1064’.
Remoção de tatuagens: um espelho de nossa história e escolhas
E você, já pensou em remover uma tatuagem? Seja qual for o motivo, a decisão reflete o quanto as tatuagens continuam a ser um espelho de nossa história, nossas escolhas e, por vezes, nossas mudanças. A tatuagem é um símbolo espiritual, uma forma de expressar nossa personalidade e nossos valores, e sua remoção pode ser um processo complexo e emocional.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo