NeoFeed visitou a sede da Amazon em Seattle, onde viu as frentes de batalha da AWS contra rivais, como Microsoft e Google.
Em uma vasta área, na cidade de Arlington, localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos, a Amazon construiu um local de aproximadamente 270 mil metros quadrados, correspondendo a uma superfície tão grande quanto 40 campos de futebol, em cinco pisos.
Ao se aproximar da instalação, é impossível não notar a estrutura imponente da Amazon, que é um dos principais playeres da tecnologia e da computação do mundo. A empresa, fundada por Jeff Bezos em 1994, é uma das maiores empresas de tecnologia e comércio eletrônico do mundo, com sede em Seattle, na região de Seattle, um dos principais centros de negócios da região.
Amazon: O Império de Tecnologia com Força de 750 Mil Robôs
O Amazon, gigante da tecnologia, tem um imponente show de dança protagonizado por exércitos de robôs, movendo-se em sincronia e agilizando coletas, transportes e empacotamentos de pedidos. Esses robôs, com passos e braços embalados por avalanches de dados e inteligência artificial, são fundamentais para o funcionamento do maior fulfillment center da Amazon no estado de Washington, o PAE2. Localizado em Seattle, inaugurado em 2023, esse centro é parte integrante da estrutura logística da Amazon, reforçada por mais de 750 mil robôs distribuídos globalmente.
Em outro braço da gigante americana, a Amazon Web Services (AWS), apontada como o ‘molho secreto’ do PAE2, a Amazon busca manter o ritmo de crescimento e entrega de resultados na oferta de infraestrutura de computação em nuvem. Criada para servir as próprias operações da Amazon, a AWS ganhou status de companhia em 2006 e desbravou o mercado de tecnologia em nuvem, agora enfrentando a corrida da inteligência artificial (IA).
‘A nossa operação ainda cresce mais do que qualquer outra’, afirma Matt Garman, CEO da AWS. ‘E, hoje, entre 80% e 90% dos recursos ainda estão on-prem (instalados nas infraestruturas dos clientes). Então, é um mercado enorme. E não se trata de um setor em que um único vencedor vai levar tudo.’ Essa afirmação foi feita durante um discurso para jornalistas de todo o mundo, incluindo o NeoFeed, único representante brasileiro no grupo.
A Amazon, com sua sede em Seattle, abriu as portas para mostrar o poder de fogo da AWS, à medida que pedestres, bikes, patinetes, bondes e as gaivotas que cortam as ruas do bairro South Lake Union. O roteiro deu uma boa dimensão do seu poder de fogo, destacando a influência marcante da Amazon na paisagem da região, onde mantém mais de 40 prédios a poucos quarteirões do Pike Place Market.
O comando da AWS, liderado por Matt Garman, desde junho, conhece bem a máxima do fundador da Amazon, ‘Day 1’, que defende agir como se estivesse em seu primeiro dia. A empresa vem desenvolvendo caminhos de cada metro quadrado dos múltiplos andares, salas e corredores que traduzem a ampla presença da Amazon na cidade.
O avanço de um concorrente no território dominado pela Amazon é uma novidade no percurso do executivo e da AWS. Sua sede está instalada a cerca de 20 quilômetros de Seattle, e sua oferta de tecnologia em nuvem vem desafiando a AWS.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo