‘Uso de câmeras policiais no Brasil’ é o novo tema liberado por IA do GLOBO que corrige redação para o Enem


A inteligência artificial do GLOBO em parceria com o Grupo Eureka que corrige redação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) libera nesta segunda-feira um novo tema. Os estudantes poderão treinar sobre “O uso de câmeras policiais no Brasil: limites e possibilidades”. A ferramenta utiliza os critérios exigidos pelos corretores apontando erros, acertos e sugestões para evoluir.

— A grande dica dessa semana é: mantenha-se adequado ao tema— diz o professor Marco Saliba, do Grupo Eureka.

De acordo com ele, esse tema pode fazer com que os estudantes façam uma redação mais sobre violência policial do que sobre o uso de câmeras. O professor repete seu principal mantra para conseguir ir bem na prova: leia a prova com atenção.

— O enunciado já tem a dica do que os examinadores querem que seja abordado: limites e possibilidades. Essas são as margens que devem permear a discussão — diz.

Por fim, o professor recomenda que a plataforma de IA seja usada em parceria com um educador.

— A IA é uma ferramenta potente, rápida, que deve ser usada dentro de um contexto maior, com um professor fazendo mediação de estudo. Temos que escrever muito, reescrever e usar todas essas tecnologias e ferramentas para que a gente construa um texto nota mil no Enem — diz.

A página de correção das redações com IA liberará um novo tema por semana. Em novembro, a poucos dias da prova, três novos assuntos serão disponibilizados. Os dois primeiros textos poderão ser acessados por todos os leitores — é preciso apenas preencher um cadastro. O conteúdo restante estará restrito aos assinantes do GLOBO.

O aluno poderá escrever o texto diretamente na plataforma pelo celular ou no computador. Outra alternativa é fazer a redação à mão, tirar uma foto da folha de papel, conferir o que a inteligência artificial captou da escrita — e fazer ajustes, se necessário. Depois, é só solicitar as correções.

— Para tirar nota boa na redação, é preciso conhecer os critérios de correção e treinar bastante. Nossa inteligência artificial ajuda nas duas tarefas — explica Bruno Alfano, repórter do GLOBO especializado em educação e um dos idealizadores da ferramenta.

O professor Marco Saliba, do Grupo Eureka, destaca que toda tecnologia educacional deve ser encarada como mais uma ferramenta de aprendizagem dentro de um conjunto maior, que forma um processo pedagógico:

— Tem o lápis, o caderno e a plataforma digital. Ela não substitui o professor, mas pode ajudar muito sendo uma ferramenta a mais para melhorar a escrita e sanar problemas pontuais às vésperas do exame para aumentar a nota.

A ferramenta do GLOBO, além de apontar os erros, também sugere melhorias. “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com estruturas sintáticas bem elaboradas e vocabulário adequado. Apresenta desvios esporádicos que não comprometem a clareza”, discorreu a IA ao avaliar o texto de Maria Clara Reis Pereira, aluna de 17 anos do Colégio Qi-Metropolitano, que tirou 960, de um máximo de 1.000.

— Com a correção, consigo analisar se meu modelo para redação está dando certo e identificar os pontos que eu preciso melhorar, como argumentação, estrutura, vocabulário — enumera a jovem.

Já o experiente professor de redação Lucas Neves, do Colégio Leonardo da Vinci, tirou mil. “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada”, elogiou a plataforma.

— A estrutura do texto, as questões gramaticais e a consistência da argumentação são os maiores desafios na hora de fazer a redação. A boa notícia é que elas melhoram com a prática — recomenda Neves.



Source link

Previous Article

Seus vídeos do Sora AI podem ser mais longos agora, mas esta outra atualização traz mais intriga

Next Article

As últimas atualizações de Specs AI do Snap provam que ele está levando os óculos inteligentes a sério (mas de uma maneira diferente)

Write a Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our Newsletter

Subscribe to our email newsletter to get the latest posts delivered right to your email.
Pure inspiration, zero spam ✨