Perda de leitores em cinco anos, queda de 5% na região, dos 51% de 2020 para 46%, de acordo com a pesquisa Retratos da leitura no Brasil.
O Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior porcentagem de leitores na Região Sudeste, como revela a 6ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’. Realizada pelo Instituto Pró-Livro, a pesquisa foi divulgada em 18 de março e apontou que 53% da população do estado leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses.
Segundo o levantamento, essa porcentagem representa cerca de 2 milhões de capixabas. A pesquisa destaca a importância da leitura no desenvolvimento cultural e intelectual de um povo. Além disso, também destaca a necessidade de incentivar a leitura em todos os níveis da sociedade, livros são fundamentais para isso. A pesquisa também revelou que a leitura é uma atividade que pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do nível de escolaridade.
Estatísticas da Leitura: Um Olhar sobre o Brasil
A pesquisa destacou os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais como os principais lugares da leitura no país.
Quem é Considerado Leitor?
Considera-se leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos três meses. Com base nessa definição, 27% dos leitores do Espírito Santo declararam ler a Bíblia, o que equivale a 1 milhão de pessoas.
População do Espírito Santo
De acordo com o Censo 2022, o estado do Espírito Santo tem uma população de 3.833.486 habitantes. A pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio de outras entidades buscou entender a frequência da leitura entre os habitantes.
Leitura de Livros de Literatura
No Espírito Santo, 60% dos entrevistados declararam não ler livros de literatura por vontade própria, enquanto 12% leem todos os dias. Em contrapartida, em São Paulo, 10% dos leitores declararam ler livros de literatura, pelo menos uma vez por semana.
Comportamento de Leitura
O levantamento realizado em 208 municípios, entre 30 de abril e 31 de julho de 2024, entrevistou 5.504 pessoas. De acordo com a pesquisa, a população do Espírito Santo leu 0,74 livros inteiros nos últimos três meses, enquanto os paulistas leram 0,81 livros.
Recortes Regionais
No caso do Espírito Santo, apesar da maior proporcionalidade de leitores, o estado ficou em último lugar em outros recortes da pesquisa. A Região Sudeste houve uma queda de 5 pontos percentuais nos últimos cinco anos no número de leitores.
Contagem de Leitores
A queda na região Sudeste foi significativa, passando de 51% em 2020 para 46% em 2024. Além disso, o estado do Espírito Santo também apareceu em último lugar na quantidade de livros lidos nos últimos três meses.
Acessando Livros
A pesquisa apontou que a compra em livrarias físicas ou online permanece como a principal forma de acesso ao livro. Já o acesso via bibliotecas da escola apresenta um maior percentual de indicação nas regiões Norte e Centro Oeste.
Conclusão
A pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) buscou entender a frequência da leitura entre os habitantes do Espírito Santo e outras regiões do Brasil. Com base nos dados coletados, é possível observar que a leitura ainda é um hábito importante, mas que há um declínio na frequência de leitura em algumas regiões.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo