A cozinha é espaço essencial para preparo de refeições, e também um local de circulação de ar, com portas de vidro, projetado por arquitetos e designers de interiores em áreas de serviço.
A cozinha, coração das casas brasileiras, é um local multifacetado. Além de ser o espaço onde ocorrem os preparos culinários, o cômodo desempenha um papel fundamental no dia a dia dos moradores.
Adotando práticas de organização e decoração, as mudanças podem ser significativas. Dispor a mobília de forma funcional ajuda a reduzir o estresse ao preparar as refeições. Além disso, objetos decorativos podem transformar o ambiente em um espaço acolhedor. Tornar a cozinha um local mais agradável pode ser alcançado com estes ajustes simples.
As 5 truques de arquitetos e designers de interiores para transformar sua cozinha em 2025
Quando falamos em cozinha, o que vem em mente são objetos, utensílios e mobília. No entanto, a organização é fundamental para tornar o espaço mais prático e bonito, além de valorizar a propriedade. A arquiteta Cristiane Schiavoni destaca que a disposição da mobília é essencial para criar áreas específicas para cada necessidade do morador. ‘Um lugar para preparar e cozinhar a comida, outro para guardar os objetos de limpeza e uma despensa para armazenar os itens de supermercado são fundamentais’, diz ela. Além disso, pensar na disposição dos objetos e utensílios ajuda a melhorar a organização do cômodo.
Decoração da cozinha: 5 truques de arquitetos e designers de interiores
A conexão com outros cômodos é a chave para a fluidez do imóvel. O arquiteto Bruno Moraes sugere que a conexão entre a cozinha e a área de serviço seja pensada a partir de dois aspectos primordiais: ventilação e iluminação. ‘É possível trabalhar a entrada de luz com portas de vidro, mas ao mesmo tempo pode ser um incômodo no dia a dia por proporcionar um ruído visual’, ilustra. Além disso, podemos trabalhar com um biombo vazado, uma meia parede ou o cobogó. Outra dica de ouro é a instalação de uma grelha no teto para viabilizar a circulação de ar.
A importância da organização da cozinha
Não basta escolher móveis planejados e ter uma mobília sofisticada, é preciso saber como organizar suas panelas, talheres, copos e os seus outros utensílios domésticos. Schiavoni enfatiza que este cuidado é fundamental para uma movimentação descomplicada, especialmente por muitos dos objetos de cozinha serem pesados. Além disso, o morador deve evitar armários que vão do piso ao teto, pois isso pode ser um desafio no dia a dia.
Mobília e objetos: 5 truques para uma cozinha perfeita
A escolha da mobília e dos objetos é fundamental para criar um ambiente aconchegante e prático. A arquiteta Cristiane Schiavoni sugere que o morador pense na disposição dos objetos e utensílios para melhorar a organização do cômodo. Além disso, a conexão com outros cômodos é essencial para a fluidez do imóvel. O arquiteto Bruno Moraes sugere que a conexão entre a cozinha e a área de serviço seja pensada a partir de dois aspectos primordiais: ventilação e iluminação.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo