ouça este conteúdo
© 2024: falta de sono, beber água gelada, resfriados, febre, tosse.
As dores-de-cabeça podem surgir na região superior da cabeça devido a diversos fatores, tais como insônia, ingestão rápida de água gelada, golpes ou gripes, podendo estar associadas a sintomas adicionais como febre, tosse e náusea.
Quando a cefaleia se manifesta, é importante buscar formas de alívio, seja por meio de repouso, ingestão de líquidos ou medicamentos específicos para dor-de-cabeça, a fim de minimizar o desconforto e melhorar a qualidade de vida.
Como identificar as causas das dores-de-cabeça
Embora nem sempre seja um problema sério, quando existem outros sintomas como crise convulsiva ou perda da visão, pode indicar doenças mais graves como tumores e ferimentos mais sérios, que podem necessitar ser tratados rapidamente. Caso a dor-de-cabeça seja frequente ou acompanhada de outros sintomas é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação, porque a identificação da causa é importante para adequar o tratamento.
Para saber o que pode estar causando a sua dor-de-cabeça, por favor responda às seguintes questões:
AA6 Em que região sente a dor?
Cabeça toda. Nuca. Testa ou rosto. Topo da cabeça. Lado direito e/ou esquerdo. Região das orelhas. Esta ferramenta deve ser usada apenas para tentar identificar a possível causa da dor na barriga. Assim, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
9 causas de dores-de-cabeça:
1. Pancadas e ferimentos
A dor-de-cabeça causada por pancadas e ferimentos leves geralmente não provoca outros sintomas além de dor e pequeno inchaço. Embora algumas pessoas possam também ter sintomas como dificuldade de concentração e para dormir nos dias seguintes, estes sintomas tendem a passar em alguns dias sem que sejam considerados um problema.
O que fazer: a dor-de-cabeça devido a pancadas e ferimentos leves tende a melhorar em poucos dias, no entanto, caso a dor persista mais que uma semana é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista. No entanto, caso existam sintomas como vômitos, crise convulsiva ou desmaio imediatamente após a pancada, podem indicar ferimentos mais sérios, sendo importante procurar uma emergência para avaliação. Não ignore os sinais que seu corpo está dando! Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!
Parceria com Rede D’Or disponível em:
São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
2. Infecções respiratórias
Infecções respiratórias, como gripe ou COVID-19, além de causar sintomas como tosse, febre e congestão nasal também podem provocar dor no corpo e em cima da cabeça, que tende a piorar ao se inclinar a cabeça para frente. Confira os principais sintomas de COVID-19.
O que fazer: em caso de suspeita de infecções respiratórias como gripe ou COVID-19 é recomendado consultar um clínico geral ou infectologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais apropriado, que pode envolver medicamentos como antitérmicos e analgésicos. Veja mais opções de tratamento para a gripe.
3. Sinusite
A dor-de-cabeça causada pela sinusite geralmente afeta a parte da frente da cabeça e provoca a sensação de pressão ou aperto. Além disso, outros sintomas como secreção nasal amarelada, febre e nariz entupido geralmente também
Fonte: @ Tua Saude
Comentários sobre este artigo